Este post é apenas uma dica de uma escola de comunicação, bem interessante, que achei esses dias durante minhas andanças pelo mundo internêutico.
Não sei se algúem sabe (até pouco tempo atrás nem eu sabia) mas sou publicitário. Para ser mais preciso: criador aspirante a redator, designer, flasher, marketeiro e magnata. Quando comecei a faculdade achei tudo super empolgante, achei que as possibilidades seriam infinitas: criar, fazer amigos, aprender, beber, comer todo mundo e ganhar dinheiro me divertindo e fazendo o que gosto.
Infelizmente essa ilusão só durou até as primeiras semanas do 1º período. Quem é do meio sabe que a publicidade e a propaganda não são tão cheias de glamour como as pessoas pensam. Se você faz comunicação sinto lhe dizer, mas vc não vai terminar o curso de jornalismo e ir direto pra banca do JN ou se formar em publicidade e ser convidado para trabalhar com o Washington Olivetto. Existe todo um caminho de ralação, trabalho duro, persistência e clichês da sessão da tarde até lá. Além dos clientes chatos e fornecedores irritantes que sempre vão existir.
Porém há algo na faculdade que sempre me chama a atenção: a maneira como os professores dão as aulas.
Não vou ficar aqui criticando métodos específicos de um professor ou outro, não porque seja anti ético mas porque realmente não me interessa. Alíás, esse medo que as pessoas tem de "ser anti ético" é a coisa mais ridicula do mundo. A ética nunca pagou a minha faculdade, então não estou nem aí se vou feri-lá ou não ao reclamar de um professor.
O que quero dizer é que sempre achei que comunicação é um curso diferente de todos os outros, onde você depende muito mais de feeling do que de qualquer outra coisa. Então como um cara vai me dar aulas de Criação I com métodos arcaicos e estapas pré-estabelecidadas de ensino? Criação é algo muito mais particular que isso, muito mais raro e peculiar do que "no brainstorm você não pode criticar as idéias dos outros, blá, blá, blá.." Porra! Eu tenho que fazer o que eu quiser durante o brainstorm! Como que se deixa uma idéia pra depois?
Bom, essa volta toda e esse momento de revolta foi só para falar de algo que achei bem legal de comentar aqui. A Escola de Atividades Criativas Perestroika. É uma Escola fundada em 2007, por publicitários experientes, que tentam ensinar criatividade na prática, mostrando tudo o que você precisa realmente saber e falando objetivamente através da linguagem usada no mercado e não nas salas de aula. Tem diversos cursos interessantes para todas as áreas da comunicação e com os melhores professores que você podia querer (veja a lista de quem pode te dar aula de criação por exemplo). Pena pra mim, que sou carioca e a escola fica em Porto Alegre. De qualquer jeito fica a dica e vale a pena dar uma conferida no site.
CEGO,SURDO E MUDO?
Há 2 semanas